quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Formatura PROERD

Às 15h, do dia 11 de agosto, aconteceu no Auditório Guido Nelson Weiss, a solenidade de formatura dos alunos de 4ª série/5º ano das escolas municipais e estaduais de Cidreira, participantes do PROERD.




O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com três cursos: Curso PROERD para as 4ª e 6ª séries do ensino fundamental e Curso PROERD para os Pais. O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado e treinado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e a influência diária para usar drogas e praticar a violência e a resistir a elas. Além disso, o programa possui como material didático o Livro do Estudante, Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando os alunos e instrutores no desenvolvimento das lições. O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar (no município de Cidreira, em parceria com a SMEC), para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da PAZ e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.



Na solenidade de Formatura dos alunos de 4ª série/5º anos, que lotou o Auditório, contamos com a presença de autoridades locais, da Brigada Militar, pais, familiares e amigos, o que contribuiu para o sucesso da festa!







Durante a solenidade, foram presenteados os 10 alunos que escreveram as melhores redações em suas turmas.






Também foram sorteadas duas bicicletas, doadas pelo Supermercado Asun, e os ganhadores foram, coincidentemente alunos da EMEF AlFredo Pedro da Silva, o que deixou a diretora Sandra muitíssimo emocionada!
Foram ganhadores das bicicletas, os alunos da Turma 42, professora Andréia Claro:

                                                      Shauriane Gonçalves da Silva




                                                            e Willian da Silva Santos



Ao final da solenidade, as crianças ficaram eufóricas com a chegada do Leão, mascote do PRERD e a emoção foi tanta que elas até pediram autógrafos em suas camisetas para a Secretária Mercedes, o Comandante Sanchez e o Soldado Lopes (policial PROERD).










No Auditório também estavam expostos os cartazes produzidos pelos alunos:






No final deste ano ainda teremos a formatura dos alunos das 6ª séries/7º ano, festa que com certeza terá o mesmo sucesso!

Oficina de Balé Municipal e Dança Livre

Agora os alunos da rede municipal e estadual de Cidreira contam com mais uma atividade em turno inverso ao de aula: a Oficina de Balé, que tem com professora estagiária a estudante Laís Marnatti, que vem realizando um excelente trabalho com suas 58 pupilas.

O objetivo da Oficina de Balé é desenvolver as propriedades motoras, bem como disciplina, responsabilidade, trabalho em grupo, inclusão social e a ideia de cooperatividade.


 As oficinas estão distribuídas de acordo com a idade das alunas:


Oficina Baby Class: 4 a 6 anos.
Às segundas e quartas-feiras

Oficina Formal: 7 a 12 anos
Às terças e quintas-feiras


Local: Mini-Auditório Guido Nelson Weiss (3º piso da Prefeitura Municipal de Cidreira, junto à SMEC).






Além disso, a professora estagiária Laís está desenvolvendo no CAE a Oficina de Dança Livre, onde conta com a participação de 25 alunos. Esta, é com certeza, mais uma oficina que futuramente irá emocionar e alegrar nossos alunos do CAE e toda a comunidade cidreirense! 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Banda Municipal de Cidreira

A Banda Municipal de Cidreira foi criada com o objetivo de oferecer aos jovens das Escolas Públicas de Cidreira uma opção de acesso a arte em turno inverso ao da Escola, sendo a Banda pioneira no litoral gaúcho. No decorrer dos anos, o grupo conquistou o respeito da comunidade e hoje é um dos principais projetos em nível cultural apresentados pela Prefeitura Municipal de Cidreira.

Em 2010, a Secretaria de Educação e Cultura e a Banda Municipal, iniciaram o projeto “OFICINA DE MÚSICA IGÍDIO EDVAR NASCIMENTO SILVEIRA”, que é responsável por aulas de teoria musical, instrumentos de sopro (trompetes, trombones, bombardinos e tubas), instrumentos de palheta (saxofone alto, saxofone tenor e clarinetes), percussão, violão e flauta-doce para jovens gratuitamente de todas as Escolas de Cidreira.


Este projeto tem como responsáveis a Secretária de Educação e Cultura Mercedes Giroleti de Paula, o Coordenador e Regente da Banda, Professor Marcos Cardoso Purin, auxiliado pela coordenação dos Músicos Fábio dos Santos Espindola e Letícia Moraes Rosa Padilha. Realizando o grandioso trabalho de manter viva a história desta Banda tão tradicional e do nosso querido Mestre Professor Igídio Edevar Nascimento Silveira.
 
 
Parabéns à  Banda Municipal pelo excelente trabalho que vem realizando e, principalmente: PARABÉNS aos ALUNOS da Banda, que estão "a todo vapor", fazendo bastante "barulho" em suas instalações na Prefeitura de Cidreira. VOCÊS SÃO O MÁXIMO!!!
 
Quem quiser conhecer mais sobre a Banda Municipal, acesse:  http://bandamunicipaldecidreira.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Escolinha de Futebol

A Escolinha de Futebol realizada no Estádio Municipal é um sucesso. Os alunos das escolas do Município aproveitam ao máximo as aulas com os estagiários de Educação Física, Rafael Fonseca e Ulisses Monteiro. Veja abaixo as fotos:








segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aniversariantes de Agosto

Parabéns aos professores e servidores da SMEC, aniversariantes do mês de agosto:


Dia 01 - Carina da S. Amaral - EMEF Ildo Meneghetti
Dia 02 - Ivete Cardoso Purin - CAE
           - Mara Zeli B. Pereira - EMEF Marcílio Dias
Dia 05 - Vera P; de Albuquerque - SMEC
           - Cristian Rodrigues Martins - EMEF Marcílio Dias
Dia 12 - Mara Rejane P. Gomes - EMEF Francisco Mendes
           - Eliane da Silva Fagundes - EMEF Ildo Meneghetti
Dia 16 - Dinara Eliane Barroso - EMEF Marcílio Dias
Dia 18 - Maria Elena Dias da Silva - EMEF Marcílio Dias
Dia 20 - Joici A. da Silva - EMEF Marcílio Dias
Dia 25 - Ana Paula Tavares Rodrigues - EMEF Marcílio Dias
Dia 27 - Ana Cristine Delgado Silveira - EMEF Marcílio Dias






A Equipe da SMEC deseja a todos os professores e servidores aniversariantes do mês de agosto muita saúde, paz e sucesso!

Feliz Aniversário!