quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alunos da EMEF Marcílio Dias vão à Torres

Na quarta-feira, dia 20 de abril, os alunos de 6º ano a 8ª série da EMEF Marcílio Dias realizaram uma saída de campo ao município de Torres, onde visitaram o Festival de Balonismo. A saída faz parte do projeto Turismo no Rio Grande do Sul,para que os alunos conhecessem os pontos turísticos, a economia e a geografia de uma das regiões mais belas de nosso Estado.





DIA DA EDUCAÇÃO

Como é bom ter educação!


Dia da Educação

Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.
No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.

Acesso em: 27/04/2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

História da Páscoa

As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 


Entre as civilizações antigas  
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  


A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.   

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


Acesso em: 20/04/2011


Encerramento da 1ª SEMANA DO LIVRO INFANTIL DA EMEF MARCÍLIO DIAS

Confira abaixo as fotos do encerramento do Projeto 

LEITURA NÃO TEM IDADE!

 1ª SEMANA DO LIVRO INFANTIL DA EMEF MARCÍLIO DIAS


Parabéns à família Marcílio Dias pelo belíssimo trabalho!








Que iniciativas assim continuem contribuindo para a formação de nossos educandos, sempre incentivando à leitura e interação com os demais, pois assim faremos deste mundo um lugar cada vez melhor de se viver!

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"
(Paulo Freire)
Parabéns a toda a equipe da escola!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

19 de abril: Dia do Índio









Em 1940, realizou-se no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Durante o evento, os participantes escolheram 19 de abril como o Dia do Índio. Três anos depois, a data foi oficializada no Brasil. 

Existem mais de 220 nações indígenas no país. Elas têm seu idioma, seu jeito de ver o mundo e de fazer festas. Algumas vivem isoladas, outras em grandes cidades e muitas lutam para preservar suas terras e suas tradições. A maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Xingu, região da Amazônia, abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil.  




Acesso em: 18/04/2011

Hoje é Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato!


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.




Literatura Infantil 
1920 - A menina do narizinho arrebitado
1921 - Fábulas de Narizinho
1921 - Narizinho arrebitado
1921 - O Saci
1922 - O marquês de Rabicó
1922 - Fábulas
1924 - A caçada da onça
1924 - Jeca Tatuzinho
1924 - O noivado de Narizinho
1927 - As aventuras de Hans Staden
1928 - Aventuras do príncipe
1928 - O Gato Félix
1928 - A cara de coruja
1929 - O irmão de Pinóquio
1929 - O circo de escavalinho
1930 - Peter Pan
1930 - A pena de papagaio
1931 - Reinações de Narizinho
1931 - O pó de pirlimpimpim
1932 - Viagem ao céu
1933 - Caçadas de Pedrinho
1933 - Novas reinações de Narizinho
1933 - História do mundo para as crianças
1934 - Emília no país da gramática
1935 - Aritmética da Emília
1935 - Geografia de Dona Benta
1935 - História das invenções
1936 - Dom Quixote das crianças
1936 - Memórias da Emília
1937 - Serões de Dona Benta
1937 - O poço do Visconde
1937 - Histórias de Tia Nastácia
1938 - O museu da Emília
1939 - O Picapau Amarelo
1939 - O minotauro
1941 - A reforma da natureza
1942 - A chave do tamanho
1944 - Os doze trabalhos de Hércules
1947 - Histórias diversas

Outras obras - temática adulta
O Saci Pererê: resultado de um inquérito (1918)
Urupês (1918)
Problema vital (1918)
Cidades mortas (1919)
Idéias de Jeca Tatu (1919)
Negrinha (1920)
A onda verde (1921)
O macaco que se fez homem (1923)
Mundo da lua (1923)
Contos escolhidos (1923)
O garimpeiro do Rio das Garças (1924)
O choque (1926)
Mr. Slang e o Brasil (1927)
Ferro (1931)
América (1932)
Na antevéspera (1933)
Contos leves (1935)
O escândalo do petróleo (1936)
Contos pesados (1940)
O espanto das gentes (1941)
Urupês, outros contos e coisas (1943)
A barca de Gleyre (1944)
Zé Brasil (1947)
Prefácios e entrevistas (1947)
Literatura do minarete (1948)
Conferências, artigos e crônicas (1948)
Cartas escolhidas (1948)
Críticas e Outras notas (1948)
Cartas de amor (1948) 


Acesso em: 18/04/2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

LEITURA NÃO TEM IDADE! 1ª SEMANA DO LIVRO INFANTIL DA EMEF MARCÍLIO DIAS

O Projeto LEITURA NÃO TEM IDADE! 1ª SEMANA DO LIVRO INFANTIL DA EMEF MARCÍLIO DIAS, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, dia 02/04 e ao dia nacional, dia 18/04, é um verdadeiro sucesso. 

Como atividade inicial houve a exposição do projeto aos alunos, com apresentação de autores, personagens famosos e o lançamento do 1º CONCURSO LITERÁRIO da escola.

No dia 12/04, foi realizada a Hora do Conto com histórias de Hans Christian Andersen aos alunos de pré a 5º ano,  e a visitação a uma exposição de livros do 6º ano a 8ª série. A hora do conto foi feita pela aluna Thainá da 8ª série e da aluna Sônia da EJA.


No dia 13/04 a biblioteca foi palco das peças: “Romeu e Julieta no século XXI” encenada pelos alunos da 7ª série e “Chapeuzinho Vermelho em A Grande Lição”, encenada pelos professores: Irani , Simone Zang, Cristian, Juliana Aguiar e Tais, com a participação especial da Professora Maria Elena.

"Parabéns à Bibliotecária Salete por esta iniciativa e à supervisora Adriana pela organização do projeto!" - Bárbara Anacleto, diretora da EMEF Marcílio Dias

Confira abaixo algumas imagens do Projeto:

















segunda-feira, 11 de abril de 2011

EMEF Marcílio Dias realiza a 1ª Semana do Livro Infantil



"Todas as vidas de homens são contos de fadas escritos pelas mãos de Deus". 
(Hans Christian Handersen)



Com o objetivo de instigar os alunos ao hábito da leitura e conhecimento da biblioteca da escola, a EMEF Marcílio Dias está realizando, entre os dias 11 e 15 de abril de 2011,  a 1ª Semana do Livro Infantil. 

Confira a programação:
Dia 11/04 - Apresentação em Power Point da Bibliotecária, demonstrando explicações pertinentes ao assunto. Participação de personagens de histórias infantis famosas, convidando os alunos a participar.
Lançamento do 1º Concurso Literário (resultado na Feira Literária em outubro)

Dia 12/04 - Hora do Conto (alunos da 8ª série): Pré a 5º ano
Exposição de Livros: 6º ano a 8ª série

Dia 13/04 - Pré a 5º ano - Peça teatral, com professores da escola
6º ano a 8ª série - Peça teatral - Romeu e Julieta no Século XXI, com alunos da 8ª série

Dia 14/04 - Atividades com professores de Língua Portuguesa - os professores desenvolverão com os ;


Dia 15/04 - Chá Literário
Horário: 
Manhã: das 9h às 11h30min
Tarde: das 14h às 17h
Noite: das 20h às 22h




"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato




A Equipe SMEC parabeniza a EMEF Marcílio Dias pela excelente iniciativa!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você sabia?

Que 2 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil?



Que 7 de abril é o Dia do Jornalismo e Dia Mundial da Saúde?


Que 8 de abril é o Dia da Natação, Dia do Correio e Dia Mundial de Combate ao Câncer?



Que 13 de abril é o Dia dos Jovens e o Dia do Hino Nacional?



Que 15 de abril é o Dia da Conservação do Solo?


Que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato?


 
Que 19 de abril é o Dia do Índio e do Exército Brasileiro?


Que 21 de abril é Dia de Tiradentes, do Policial Militar e do Policial Civil?


Que 22 de abril é o Dia do "Descobrimento" do Brasil, do Planeta Terra e da
Força Aérea Brasileira?


Que 23 de abril é o Dia Nacional da Educação de Surdos?

Que 24 de abril é o Dia Internacional do Jovem Trabalhador?

Que 26 de abril é o Dia do Goleiro e da Primeira Missa no Brasil?


 
Que 28 de abril é o Dia da Sogra e da Educação?
 
Que 30 de abril é o Dia Nacional da Mulher?