segunda-feira, 30 de maio de 2011

Secretária Mercedes participa de pré-conselho na EMEF Ildo Meneghetti

No dia 24 de maio, em uma visita à EMEF Ildo Meneghetti, a Secretária Mercedes participou do Pré-conselho do 1º Trimestre, juntamente com alunos e equipe diretiva da escola.


Dia do Desafio mobiliza 93,5% dos municípios gaúchos*

Durante todo o dia, diversas atividades físicas e recreativas aconteceram em todas as regiões do Estado


Exatamente às 0h01min desta quarta-feira foi dada a largada para a edição 2011 do Dia do Desafio no mundo todo. No Rio Grande do Sul, segundo o Sesc, que promove o evento no Brasil, 464 municípios (93,5%) estão participando da iniciativa, que segue até às 21h. Uma corrida de 5 km reuniu 953 moradores da Capital já no início da madrugada.
Além de corredores, o percurso recebeu ainda ciclistas, patinadores e um grupo do quartel na região da Usina do Gasômetro. A partir das 7h, diversas atividades ocorreram em Porto Alegre, em locais como o Centro Administrativo, Parque da Redenção, Parcão e Mercado Público, além de escolas e instituições dos governos estadual e municipal.
O governador Tarso Genro, juntamente com secretários estaduais, participou de aula de ginástica às 8h30min no Centro Administrativo, enquanto o prefeito da Capital, José Fortunati, realizou atividade física às 14h30min, no Paço Municipal.
— O Dia do Desafio promove que as pessoas se envolvam em alguma prática esportiva durante pelo menos 15 minutos no horário de trabalho. Prevemos um aumento da participação dos gaúchos para este ano. Somente na corrida noturna, tivemos quase 50% a mais de adesão que em 2010 — lembra o coordenador de esportes do Sesc, Marcelo de Campos Afonso.
Marcelo explica também que qualquer pessoa pode contribuir para aumentar o número de participações. Neste ano, Porto Alegre concorre com Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
— Os praticantes podem ligar direto para o Sesc (3284-2000) explicando que pedalaram, correram, caminharam, dançaram até as 21h que os pontos serão acumulados automaticamente.
Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

No Interior
Em algumas regiões do interior do RS, as atividades iniciaram na madrugada, como em Balneário Pinhal, com ações no ginásio da Escola Calil Miguel Allem, assim como Cidreira, que realizou o campeonato de futebol na madrugada e Passo Fundo, a qual promoveu campeonato de skate e futebol society.
As atividades no Estado vão de aulas de alongamento em locais públicos a ginástica laboral nas empresas e comércio.
Em Santo Ângelo, nas Missões, pelo menos dois cliclistas da Associação Ciclo Missões vão pedalar ao redor da Praça da Catedral até as 23h. Cerca de 40 ciclistas saíram pelas ruas de Santo Ângelo à meia-noite.
Em Passo Fundo, no Norte, dez equipes participaram de um campeonato de futebol society durante a madrugada. As empresas estão recebendo visitas de alunos de Educação Física desde as 8h, para realizar alongamentos e atividades físicas.
Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, diversos grupos de pessoas dedicaram 15 minutos à realização de atividades físicas.
Em Gramado, na Serra, funcionários da prefeitura realizaram alongamentos pela manhã. Também aconteceram atividades para a comunidade na praça central e no ginásio de esportes.
Em Erechim, no Norte, mais de 60 mil pessoas devem participar do Dia do Desafio, segundo estimativa do Sesc. Nesta manhã, centenas de pessoas compareceram à Praça da Bandeira para participar dos 15 minutos de desafio. Em uma empresa de material de construção, 70 funcionários puxaram com cordas um caminhão com cerca de 7,3 mil quilos.
Em Rolante, no Vale do Paranhana, mais de 400 pessoas participaram de atividades orientadas por um educador físico na Rua Coberta. Em paralelo, estão sendo recolhidas doações de alimentos, roupas e calçados.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, mesmo debaixo de chuva os moradores se envolveram em atividades físicas em diversos pontos da cidade, desde as primeiras horas da manhã.

Em 25/05/2011



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cidreira participa do Dia do Desafio!



No dia 25 de maio, a comunidade cidreirense participou das atividades do Dia do Desafio. 
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. 
No Rio Grande do Sul o evento é coordenado pelo SESC, em parceria com as Prefeituras. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
Em Cidreira, as atividades tiveram início às 0h01min, com futsal no Complexo Esportivo Marcílio Dias e no decorrer do dia com hidroginástica (no Sol Clube), ginástica, alongamento, recreação e passeio ciclístico, com a participação de alunos e professores das escolas municipais.
Pela manhã, foram 1160 participantes em atividades nas escolas municipais, no Sol Clube e no Complexo Esportivo da EMEF Francisco Mendes. À tarde contamos com um total de 920 participantes, nas escolas municipais, passeio ciclístico e na Concha Acústica (Praça José Berger).


Confira algumas fotos:


Concentração para o início das atividades no Complexo Esportivo da EMEF Francisco Mendes


Iniciando o alongamento






Professores de Ed. Física e Coordenação Pedagógica

Alunos da EMEI Vovó Jura também participaram

Concentração para o Passeio Ciclístico


Início das atividades na Concha Acústica





Secretária Mercedes recebe a Placa de participação


E teve futsal de madrugada!






Agradecemos a participação de todos aqueles que colaboraram para a execução do evento!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ensinar é chama que arde sem se ver*

Ensinar é chama que arde sem se ver;
É luta que se constrói diariamente;
É estar contente mesmo descontente;
É amor incondicional e fremente; 


É querer mais que o suficiente.
É luta, às vezes, solitária entre as gentes;
É jamais satisfazer-se de contente;
É cuidar que se ganhe sem jamais se
perder inocentemente;

É querer estar preso por curiosidade;
É servir aos sonhos e aos sonhadores;
E ter com quem ensinamos lealdade;

Mas como causar e instigar sabedoria;
Em corações muitas vezes castigados,
Se nem ao menos somos contrários

à inercia dos nossos sonhos?




*Sandra da Silva
Professora da Rede Municipal de Cidreira
e Diretora da EMEF Alfredo Pedro da Silva 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

EMEF Alfredo Pedro da Silva cria Blog!!!

Parabéns à equipe da EMEF Alfredo Pedro da Silva por mais uma excelente iniciativa: a criação do blog da escola!


Através do Blog, a escola poderá divulgar as atividades realizadas, bem como valorizar o trabalho de todos os envolvidos!


Parabéns!


Visite o Blog da escola: http://alfredopedro.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de maio de 2011

13 de maio: Abolição da Escravatura


Liberdade para todos os povos!
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!


terça-feira, 10 de maio de 2011

EMEI Tio Moisés promove Chá para as Mães

Mais uma vez, a EMEI Tio Moisés realiza uma bela festa, proporcionando às Mães momentos de muita emoção e alegrias ao lado dos filhotes!

Confira algumas fotos:












Hoje é Dia da Cozinheira!



O dia da cozinheira merece muita bagunça na cozinha e muitos abraços na cozinheira(o). Quem não gosta de comer uma comida gostosa e desfrutar o sabor de cada alimento? Temperos como salsinha, cebolinha, manjericão e coentro fazem a comida ficar ainda mais saborosa, mas nada como uma pitada de amor e carinho para a refeição ficar guardada no coração.

Para uma vida saudável é fundamental manter uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes, grãos, proteínas, gorduras e carboidratos. Desta forma teremos todas as vitaminas e sais minerais necessário para manter nosso corpo e mente saudáveis.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cidreira está de aniversário!

Segunda-feira, dia 9 de maio, Cidreira estará comemorando 23 anos de emancipação!

Cidreira é uma das praias mais próximas de Porto Alegre, são apenas 100km da Capital do Estado. A emancipação ocorreu em 9 de maio de 1988.

A área do município é de 245,885 km², distribuídos pelos bairros de: Salinas, Costa do Sol, Nazaré, Zona A, Parque dos Pinos e Fortaleza (área rural).

Histórico


Em 1767 foi doado pela Coroa de Portugal a sesmaria de Cidreira para o Almoxarife-Mor Manuel Pereira Franco. O primeiro lugarejo que se formou em Cidreira, foi mais ou menos a uma légua do mar (6.600m). Até então o litoral não era valorizado devido ao solo arenoso, quase improdutivo, sendo que somente após 1860, começaram a vir para Cidreira, em carretas puxadas por bois, os primeiros veranistas, ficando estes em casas de palha, com chão de areia batida.
A partir de 1930, começaram a surgir as primeiras casas de madeira, e foi construída a Igreja Nossa Senhora da Saúde (em madeira). Em 1941, o Pe. Caruso, mandou instalar em Cidreira um gerador de luz que funcionava até as 22 horas. Em 1943, houve um rigoroso controle sobre os moradores. devido a II Guerra Mundial, e as luzes eram desligadas às 20 horas, para que o povoado não fosse localizado, caso algum navio estrangeiro passasse am alto mar. Para se entender o processo de emancipação pelo qual passou o litoral, é necessário que se retroceda até 1960, ano em que teve início a luta pela emancipação de Tramandaí e Capão da Canoa, os maiores Distritos de Osório.
O plebiscito foi aprovado pela Asembléia Legislativa em 25 de maio de 1965, e realizado em 25 de junho daquele mesmo ano. Não fosse a emancipação de Tramandaí, toda esta vasta faixa que fazia parte do Município de Osório, estaria totalmente estagnada, pois teria sido impossível à Prefeitura, por mais esforço que fizesse, promover o desenvolvimento de tão vasto território, assim, cada distrito foi pleiteando sua autonomia política, chegando finalmente á vez de Cidreira. Conta-se que o nome originou-se da grande quantidade de pequenas árvores das rutáceas (que produz cidra) encontradas no lugar.

Gentílico: cidreirense


Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Cidreira, pela lei estadual nº 8606, de 09-05-1988, desmembrado de Tramandaí e Palmares do Sul. Sede no Balneário de Cidreira ex-povoado do distrito de Tramandaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Pela lei municipal nº 112, de 14-11-1990, são criados os distritos de Pinhal e Tunel Verde e anexados ao município de Cidreira.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Cidreira e Costa do Sol.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Segundo dados do IBGE, a população atual é de 12.668 habitantes (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=430545#)



Cidreira dispõe de:

  • Dunas: considerada uma das maiores reservas de dunas da América Latina;
  • Lagoas: voltadas às práticas dos esportes náuticos;
  • Praia: sol, mar, banho, surf, pesca, esporte, lazer;
  • Plataforma de pesca;
  • Farol, situado entre Nazaré e Salinas, que auxilia as embarcações em seu curso, com seu facho de luz com 30 km de alcance, no sentido norte - sul;
  • Estádio Municipal;
  • Concha Acústica e Calçadão à beira-mar











Referências: