quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Desfile Cívico

Sábado, dia 3 de setembro, estará acontecendo nosso tradicional Desfile Cívico, a partir das 14h30min, na Avenida Mostardeiro.


O início da concentração será às 13h30min.


Em caso de chuva, o Desfile será transferido para o dia 20/09, no mesmo horário.






Confira abaixo a ordem do Desfile



·         Bombeiros
·         Brigada Militar
·         Polícia Civil
·         Banda Municipal de Cidreira (parada de 1 música em frente ao palanque)
·         CAE
·         EMEF Francisco Mendes
·         Lar Municipal do Idoso
·         EMEI Tio Silvio
·         EMEI Vovó Jura
·         EMEI Tio Moisés
·         Escola de Educação Infantil ABC
·         Associação das Pessoas com Deficiências doLitoral
·         Banda Municipal Tramandaí (parada de 1 música)
·         EEEB Raul Pilla
·         EMEF Marcílio Dias
·         EMEF Ildo Meneghetti
·         Banda Municipal de Imbé (parada de 1 música)
·         EEEF Herlita Silveira Teixeira
·         EMEF Alfredo Pedro da Silva
·         Veículos SMEC
·         PSF I
·         PSF II
·         PSF III
·         Posto 24H
·         Banda Municipal de Cidreira
·         AEESC
·         UERGS
·         Grupo de Terceira Idade Amigos... Amigos
·         Grupo de Terceira Idade Estrela do Mar
·         Grupo Amor Exigente
·         Clube de Mães
·         Grupo de Karatê – Academia da Praia
·         CORSAN
·         Associação de Pescadores
·         CDL
·         Igreja N. Sra da Saúde
·         Igreja Assembleia de Deus
·         Igreja IECPB
·         Associação dos Taxistas
·         Auto Viação Palmares
·         DTG Alma Campeira
·         CTG Piazito do Litoral
·         CTG Vaqueanos do Litoral
·         Piquetes
·         Cabanha Bananeira






Hora Cívica

Tendo em vista alguns contratempos, informamos que a Hora Cívica teve alterações, confira abaixo o cronograma:


Cidreira recebe o Fogo Simbólico da Pátria

Na manhã de 26 de agosto, na Corporação de Bombeiros, Cidreira recebeu o Fogo Simbólico da Pátria, contando com a presença de autoridades locais, escolas municipais, efetivo do Corpo de Bombeiros, representantes da Banda Municipal de Balneário Pinhal e Banda Municipal e comunidade.

Confira abaixo as imagens:


EMEF Alfredo Pedro da Silva aguardando a chegada do Fogo Simbólico

Fogo Simbólico


Banda Municipal recepciona o Fogo Simbólico
Autoridades


O Fogo Simbólico é entregue ao Vice-Prefeito Manoel P. Martins




EMEF Alfredo Pedro da Silva e CAE


CAE

EMEF Ildo Meneghetti

Banda Municipal

Balneário Pinhal recebe o Fogo

Representantes da Banda Municipal de Balneário Pinhal







terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cidreira recepciona a 15ª Cavalgada da Rota do Seival

A 15ª Cavalgada da Rota do Seival teve início no dia 21 de agosto, às 8h, quando partiu de Taquara em direção à cidade de Santo Antonio da Patrulha. Dali o Piquete e o Seival estão seguindo sua jornada passando por Taquara, Santo Antonio da Patrulha, Barrocadas, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Fortaleza, Estância Velha e finalmente, Tramandaí. 

Na manhã de 25 de agosto, Cidreira recepcionou a Cavalgada, ao som da Banda Municipal de Cidreira e presença de autoridades locais, servidores da Prefeitura, escolas municipais e comunidade.

A Banda Municipal recepcionando os cavalarianos

Chegada dos cavalarianos


Barco Seival


Escolas e autoridades recepcionam os cavalarianos

Hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda Municipal

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dia do Soldado



O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. 

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. 

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. 

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade. 

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fogo Simbólico chega à Cidreira!

Na próxima sexta-feira, dia 26/08/2011, às 10h, estará chegando em nosso Município o Fogo Simbólico, no Corpo de Bombeiros.

Participe!




Fogo Simbólico da Pátria*

Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a idéia do FOGO, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a idéia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica. A idéia veio ao conhecimento da Liga da Defesa Nacional, entidade que então havia completado 21 anos de dedicação às causas cívico-patrióticas, que se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento que em 1938 foi realizado pela primeira vez, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre. 
Os passos seguintes, nos anos que se sucederam, fizeram com que o Fogo Simbólico chegasse a percorrer 11.000 quilômetros do nosso Território e, em 1945, viesse a sair do Cemitério de Pistoia, na Itália, onde se achavam sepultados os nossos combatentes mortos na 2ª Guerra Mundial, para vir de avião até Natal e de lá percorrer 6.000 km, passando pelo Rio de Janeiro e indo até Porto Alegre. Em 1972, durante as comemorações do sesquicentenário da nossa Independência, partiram quatro Chamas dos quatro pontos extremos do Brasil, em rotas distintas, para se fundirem numa sóChama Sagrada, no dia 7 de Setembro, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, histórico local do Grito da Independência. Por força das limitações financeiras e de questões maiores de segurança para os atletas, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria passou a ser realizada, na maioria dos Estados, em âmbito municipal. Apenas no Rio Grande do Sul, fiel a sua origem, o Fogo Simbólico continuou percorrendo todos os municípios gaúchos, numa manifestação cívica sem precedentes. Em Santa Catarina, no Paraná e no Maranhão, no Ceará, em Sergipe e no Rio de janeiro,,um grande número de municípios vem participando da Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria. A proporção que são reativadas as Diretorias Estaduais da Liga da Defesa Nacional e com o envolvimento dos Governos Estaduais, a Cerimônia do Fogo Simbólico voltará a ter presença em todo o Território Nacional, tanto que em 2009, cerca de 1000 municípios já se integraram à Cerimônias; ressalta-se que por decisão do Comandante do Exército Brasileiro.  os Tiros de Guerra passaram a participar da Cerimônia.
No Distrito Federal, desde quando foi erguida a Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes, onde o FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA arde,PERMANENTEMENTE, foi adotada uma nova configuração para a solenidade,  que passou a se constituir no acendimento de um Archote, nessa PIRA  - sendo ele apresentado ao Presidente da República (ou seu Representante) pelo atleta representante do Estado da Bahia, mais antiga Unidade da Federação. O Presidente da República declara então aberta a Semana da Pátria. A cerimônia prossegue com o acendimento do archote do Estado de Minas Gerais, berço dos ideais da nossa Independência e, pelos dois, são acesos os archotes dos demais Estados. Ao se completar o acendimento de todos os archotes, simbolicamente estará o Fogo Simbólico sendo transferido para todos os Municípios brasileiros e assim iniciada a Cerimônia  do Fogo Simbólico da Pátria, que se deseja seja completada com a Corrida do Fogo Simbólico,  a ser realizada no âmbito de cada Município. O acendimento de Archote ou Pira nas Capitais ou municípios deverá ser feito a partir do calor da luz solar, colhido por uma lupa.
Completada esta parte da solenidade, retira-se o Presidente da República, assumindo a presidência da solenidade o Governador do Distrito Federal, que recebe a apresentação do Fogo Simbólico, em nome do povo do Distrito Federal, ocasião em que o Fogo é transferido para os atletas de todas as Cidades do DF, que o levarão as suas Cidades, onde idêntica solenidade é realizada.
Nas Capitais dos Estados e nos diversos municípios do País, festividades deverão ser realizadas, sendo uma das grandes expectativas da Liga da Defesa Nacional que todos os municípios brasileiros realizem a Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria ,  anualmente, no dia 1° de setembro, às 10 horas – hora de Brasília.
Ao final da solenidade – ou às 18:00 horas do dia 7 de setembro - onde quer que ela aconteça, o Fogo Simbólico deverá ser extinto no Archote ou na Pira que seja erguida, com Terra do Chão da Pátria.


Acesso em: 24/08/2011


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CAE tem novo e-mail

O CAE - Centro de Atenção ao Educando possui novo e-mail, anote aí:
centro_cae@hotmail.com

Lembrando que o telefone para contato é: 
(51) 3681 5809

E o Blog do CAE é: 
despertardeumaborboleta.blogspot.com


Hoje é Dia do Folclore!






Por definição, folclore é o conjunto das tradições, lendas e crenças de um povo cuja expressão se dá através da cultura, linguagem, artesanato, religiosidade, alimentação e vestuário de uma determinada região ou nação. O Brasil é dono de um dos folclores mais ricos do mundo, construído pelos índios, negros e brancos.

O Dia do Folclore foi instituído em 1965, quando o presidente da República, Castelo Branco, assinou o Decreto Federal n° 56.747, denominando o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore Brasileiro. Dois anos depois, no Estado de São Paulo, em 27 de junho de 1967, o governador do estado, Abreu Sodré, assinou o decreto nº 48.310, instituindo agosto como o Mês do Folclore.

A criação das datas que comemoram o folclore tinha como objetivo resgatar os personagens da mitologia brasileira. Os resultados foram positivos e a prova disso é o Saci, que há pouco tempo ganhou seu próprio dia, comemorado em 31 de outubro.

VIEIRA, Anselmo. 22 de agosto - Dia do Folclore. Disponível em: http://www.lendas-gauchas.radar-rs.com.br/ Acesso em: 22/08/2011



EMEI Tio Silvio está de "casa nova"

Entre os dias 09 e 12 de agosto, a família Tio Silvio esteve organizando o novo prédio da escola para receber os alunos e comunidade em um espaço que atende plenamente as necessidades dos educandos da faixa etária de zero a cinco anos e onze meses.

O diretor da escola, Eduardo Ingrassia agradece a todos os que colaboraram para a mudança e organização do novo espaço e à comunidade pela paciência e colaboração e, especialmente ao grupo de trabalho, que foi extremamente dedicado e comprometido.






Confira mais em: 
http://escolatiosilvio.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hora Cívica nas Escolas

Neste ano, a Hora Cívica da Semana da Pátria, acontecerá nas escolas municipais e estaduais, de acordo com o cronograma abaixo:



Participe!




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desfile Cívico

No dia 3 de setembro próximo, às 14h30min, estará acontecendo na Av. Mostardeiro o tradicional Desfile Cívico de nosso Município.

Venha prestigiar as escolas, bandas e entidades participantes!



Obs.: Em caso de chuva, o Desfile será transferido para o Dia 20 de setembro, no mesmo horário.

EMEI Tio Moisés realizou uma bela festa para os pais

Na última semana, a EMEI Tio Moisés realizou uma bela festa em homenagem ao Dia dos Pais, com chá e bingo para diversão dos papais e seus filhos.

Parabéns à EMEI Tio Moisés por mais essa excelente iniciativa!







Confira mais imagens em: http://emeitiomoises.blogspot.com/