segunda-feira, 30 de julho de 2012

GRIPE H1N1 - Técnica para higienização das mãos
1. Higienização das mãos com água e sabonete: A higienização das mãos com água e sabonete é essencial quando as mãos estão visivelmente sujas ou contaminadas com secreções respiratórias. Tem a função de
remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas. Deve ser realizada antes e após o contato direto com pessoas com doença respiratória e seus pertences e a duração recomendada para o procedimento é de 40 a 60 segundos.

2. Higienização das mãos com preparação alcoólica: Sabe-se que o vírus da influenza sazonal é rapidamente inativado em 30 segundos após anti-sepsia das mãos com gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina. A sua utilização pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, reduzindo a carga microbiana presente nas mãos.
O tempo preconizado para o procedimento é de 20 a 30 segundos.

  Técnica “Fricção Antisséptica das Mãos” (com água e sabonete ou com preparações alcoólicas)
Friccionar as palmas das mãos entre si com água e sabonete ou com gel alcoólico. Importante: Antes de iniciar qualquer uma dessas técnicas, é necessário retirar jóias (anéis, pulseiras, relógio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-evem e vice-versa. Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palm a da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa. Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa. Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa. No caso de higienização das mãos com água e sabonete, enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira e secar as mãos, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Depois de higienizar as mãos com preparação alcoólica, deixe que elas sequem completamente (sem utilização de papel-toalha).
Equipes Diretivas, professores, servidores e alunos: sejam bem vindos às suas escolas. Aqui estamos para auxiliá-los nesta jornada rumo ao aprendizado e ao conhecimento. Mercedes Giroleti de Paula

A Oficina de Danças Tradicionalistas da Secretaria de Educação e Cultura é ministrada pela professora Alexandra Lima e visa preservar a tradição gaúcha, além de oferecer um espaço a mais para nossos alunos no turno inverso às aulas. Atende aproximadamente 100 alunos do 2.º ao 5º ano das escolas Marcílio Dias, Francisco Mendes, Aldredo Pedro da Silva e Ildo Meneghetti.