sexta-feira, 22 de março de 2013

CAE comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down!


O CAE - Centro de Atenção ao Educação realizou no dia 21 de março uma caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, confira abaixo algumas imagens:




quinta-feira, 21 de março de 2013

21 de março: DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN













Fórum Portal do Professor: Prevenção ao bullying e cyberbullying


Neste fórum, vamos debater e compartilhar experiências sobre a prevenção ao bullying e sua relação com o cyberbullying e outros tipos de ciberviolências que ocorrem nas escolas, no país e no exterior. Debateremos sobre estas temáticas, buscando incentivar a participação, interação e debate entre os professores. Serão também indicados vídeos, apresentações e literatura em formato digital sobre este assunto para ser usada em sala de aula e na escola. Colaborem com links, literatura, atividades, projetos, e outros recursos e/ou sugestões que possam contribuir com a ação educativa.

Participem!!

EMEI Tio Moisés em clima de Páscoa!

A Páscoa é uma data comemorativa extremamente importante a ser trabalhada na Ed. Infantil, tendo em vista as diversas possibilidades de instigar a imaginário das crianças.

A Turma do Pré-A da escola confeccionou uma maquete com ovinhos feitos com "massinha de modelar".

Construíram também a Toca do Coelho, onde serão colocadas as guloseimas trazidas pelo tão esperado amigo Coelho da Páscoa! Diariamente as crianças irão realizar visitas ao misterioso ninho (dentro da toca!)

O trabalho de "entrar e sair" está diretamente ligado ao senso de espaço e localização, bem como a atenção e coordenação.

Parabéns à Equipe da EMEI Tio Moisés pelo excelente trabalho!

Confira mais em:
http://emeitiomoises.blogspot.com.br/2013/03/a-toca-do-coelho-no-pre-sera-que-ele.html




sexta-feira, 15 de março de 2013

Hoje é Dia da Escola!




Dia dedicado às nossas escolas:

EMEF Marcílio Dias
EMEF Alfredo Pedro da Silva
EMEF Francisco Mendes
EMEF Ildo Meneghetti
EMEI Tio Silvio
EMEI Tio Moisés
EMEI Vovó Jura
Centro de Atenção ao Educando

E também às escolas

EEEB Raul Pilla
EEEF Herlita Silveira Teixeira
Escola de Educação Infantil ABC

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cidreira também aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa!

 
Entre todos os grandes desafios para a educação brasileira, nenhum é mais estratégico e decisivo do que garantir a plena alfabetização de nossas crianças. Alfabetizar todas as crianças, sem exceção, e no momento certo: até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade. Compromisso do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE de 2007, firmado por todos os estados e municípios com o governo federal e meta do novo Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso Nacional. Agora é chegado o momento de realizar essa tarefa.
O Brasil alcançou um patamar inédito na sua história, com grandes avanços econômicos e sociais. Na educação, amplia e democratiza o acesso ao ensino, da creche à pós-graduação, e melhora ano a ano os índices de qualidade e desempenho da escola pública.
Mas ainda temos grandes desafios a enfrentar. Muitas crianças brasileiras concluem o ciclo destinado à sua alfabetização sem estarem plenamente alfabetizadas. Um problema que pode comprometer gravemente o seu futuro e, assim, o futuro de nosso país.
Sabemos que todas as crianças têm condições de aprender e se desenvolver. Um resultado que depende de muito trabalho, dedicação, cuidado, atenção, carinho e investimentos dos governos, das escolas, professores, famílias e a mobilização vigilante de toda a sociedade. É um direito de cada uma delas e um dever de todos nós.
O Brasil está pronto para concretizar

Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa


Uma ação inédita que conta com a participação articulada do governo federal e dos governos estaduais e municipais, dispostos a mobilizar o melhor dos seus esforços e recursos, valorizando e apoiando professores e escolas, proporcionando materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças e implementando sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.
 
No município de Cidreira, o curso de formação dos professores alfabetizadores iniciará em abril e será ministrado pela professora Kátia A. Silveira, sob coordenação da professora Aline Malta.
 
Demais informações: 
 
 





 
 

Hoje é Dia da Poesia!


Poeta brasileiro homenageado com o dia da poesia

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Extraído do site: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-poesia.htm

segunda-feira, 11 de março de 2013

quinta-feira, 7 de março de 2013

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Toda mulher deve ser tratada com respeito.
Toda mulher deve ser tratada com respeito.

Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da Constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.


Ainda em nosso País, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Extraído do site: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm

Parabéns às mulheres pelo seu dia!

terça-feira, 5 de março de 2013

Boas vindas!


mensagens de boas vindas para alunos, professores e funcionários de escola


PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.

O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família!

Extraído do site: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/mensagem-de-boas-vindas-inicio-das-aulas-boas-vindas-inicio-ano-letivo-dinpro.php

Volta às aulas 2013