sábado, 12 de abril de 2014

CAE recebe novas instalações



Na tarde do dia 28 de março de 2014, foi inaugurado o novo prédio do Centro de Atenção ao Educando Aline Sessim Ferreira Fraga, sob a direção da Orientadora Educacional Karen Fioretti.


Sr. Daniel, Tamires, Maria Eduarda e Professora Marilene,
 familiares da Professora Aline



Créditos das fotos: Jornal JCR e Gislaine Nascimento

Inauguração EMEI Tio Jorge

No dia 28 de março de 2014 foi inaugurada a EMEI Tio Jorge Hildebrando Calderon, sob a direção da Professora Marinéia Couto.
A EMEI Tio Jorge conta com Berçário, Maternal e Pré-escola e está localizada no Bairro Parque dos Pinos.
Confira as imagens:

Autoridades presentes

Vice-prefeito Claudio Wolf, Primeira dama, Srª Serenita, Prefeito Milton Bueno e
Vereadores Luiz Gustavo Calderon e Alex Contini


Diretora da EMEI Tio Jorge, Professora Marinéia Couto

Vereador Luiz Gustavo Calderon, filho do "Tio Jorge", o homenageado





Fotos: Jornal JCR

Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a Alimentação Escolar

A agricultura familiar é responsável pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Responde atualmente por 7 em cada 10 empregos e por cerca de 40% da produção agrícola. Neste contexto, percebe-se a relevância que a agricultura familiar representa na produção de alimentos e a importância da introdução desses produtos no cardápio das escolas.
            “Promover o desenvolvimento rural, incentivar o produtor e sua família no campo, ofertar alimentos mais saudáveis e diversificados aos escolares, são alguns benefícios que podem ser destacados com a introdução de alimentos da agricultura familiar”. Destaca a Secretária da Educação de Cidreira Mercedes Giroleti de Paula.
            Os cardápios da Alimentação Escolar do nosso município são elaborados pela nutricionista responsável técnica, Jainara Esser Borges, respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada.
Entre os alimentos mais nutritivos e ao mesmo tempo apreciados pela criançada, está o feijão preto, fornecido através da Agricultura Familiar. O arroz está ainda mais rico nutricionalmente: é orgânico, fornecido também por Cooperativa através da produção agrícola familiar. Além desses itens, outros são entregues por cooperativas, como frutas, verduras, hortifrutis, etc, tudo muito fresquinho e saboroso, conforme a safra e a estação do ano.
“Comprando da Agricultura Familiar, que já é uma determinação da lei 11.947 / 2009 que o município utilize no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) na compra de produtos do empreendedor familiar rural e suas organizações, ajudamos no fortalecimento e no crescimento desse grupo de pessoas; e ainda oferecemos um alimento novinho e muito mais nutritivo à criançada”. Salienta o Prefeito Municipal Milton Terra Bueno.

            E vamos em frente para mais um ano, com muita dedicação, amor, seriedade e muita vontade de fazer uma Educação cada vez melhor!

Por Jainara Esser Borges
Nutricionista