quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fogo Simbólico chega à Cidreira!

Na próxima sexta-feira, dia 26/08/2011, às 10h, estará chegando em nosso Município o Fogo Simbólico, no Corpo de Bombeiros.

Participe!




Fogo Simbólico da Pátria*

Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a idéia do FOGO, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a idéia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica. A idéia veio ao conhecimento da Liga da Defesa Nacional, entidade que então havia completado 21 anos de dedicação às causas cívico-patrióticas, que se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento que em 1938 foi realizado pela primeira vez, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre. 
Os passos seguintes, nos anos que se sucederam, fizeram com que o Fogo Simbólico chegasse a percorrer 11.000 quilômetros do nosso Território e, em 1945, viesse a sair do Cemitério de Pistoia, na Itália, onde se achavam sepultados os nossos combatentes mortos na 2ª Guerra Mundial, para vir de avião até Natal e de lá percorrer 6.000 km, passando pelo Rio de Janeiro e indo até Porto Alegre. Em 1972, durante as comemorações do sesquicentenário da nossa Independência, partiram quatro Chamas dos quatro pontos extremos do Brasil, em rotas distintas, para se fundirem numa sóChama Sagrada, no dia 7 de Setembro, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, histórico local do Grito da Independência. Por força das limitações financeiras e de questões maiores de segurança para os atletas, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria passou a ser realizada, na maioria dos Estados, em âmbito municipal. Apenas no Rio Grande do Sul, fiel a sua origem, o Fogo Simbólico continuou percorrendo todos os municípios gaúchos, numa manifestação cívica sem precedentes. Em Santa Catarina, no Paraná e no Maranhão, no Ceará, em Sergipe e no Rio de janeiro,,um grande número de municípios vem participando da Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria. A proporção que são reativadas as Diretorias Estaduais da Liga da Defesa Nacional e com o envolvimento dos Governos Estaduais, a Cerimônia do Fogo Simbólico voltará a ter presença em todo o Território Nacional, tanto que em 2009, cerca de 1000 municípios já se integraram à Cerimônias; ressalta-se que por decisão do Comandante do Exército Brasileiro.  os Tiros de Guerra passaram a participar da Cerimônia.
No Distrito Federal, desde quando foi erguida a Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes, onde o FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA arde,PERMANENTEMENTE, foi adotada uma nova configuração para a solenidade,  que passou a se constituir no acendimento de um Archote, nessa PIRA  - sendo ele apresentado ao Presidente da República (ou seu Representante) pelo atleta representante do Estado da Bahia, mais antiga Unidade da Federação. O Presidente da República declara então aberta a Semana da Pátria. A cerimônia prossegue com o acendimento do archote do Estado de Minas Gerais, berço dos ideais da nossa Independência e, pelos dois, são acesos os archotes dos demais Estados. Ao se completar o acendimento de todos os archotes, simbolicamente estará o Fogo Simbólico sendo transferido para todos os Municípios brasileiros e assim iniciada a Cerimônia  do Fogo Simbólico da Pátria, que se deseja seja completada com a Corrida do Fogo Simbólico,  a ser realizada no âmbito de cada Município. O acendimento de Archote ou Pira nas Capitais ou municípios deverá ser feito a partir do calor da luz solar, colhido por uma lupa.
Completada esta parte da solenidade, retira-se o Presidente da República, assumindo a presidência da solenidade o Governador do Distrito Federal, que recebe a apresentação do Fogo Simbólico, em nome do povo do Distrito Federal, ocasião em que o Fogo é transferido para os atletas de todas as Cidades do DF, que o levarão as suas Cidades, onde idêntica solenidade é realizada.
Nas Capitais dos Estados e nos diversos municípios do País, festividades deverão ser realizadas, sendo uma das grandes expectativas da Liga da Defesa Nacional que todos os municípios brasileiros realizem a Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria ,  anualmente, no dia 1° de setembro, às 10 horas – hora de Brasília.
Ao final da solenidade – ou às 18:00 horas do dia 7 de setembro - onde quer que ela aconteça, o Fogo Simbólico deverá ser extinto no Archote ou na Pira que seja erguida, com Terra do Chão da Pátria.


Acesso em: 24/08/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário