Hoje, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Hernest Huet |
Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo.
Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
A inclusão dos surdos é um tema super relevante, tanto que o desenhista Maurício de Souza chegou até a criar uma personagem especial e homenagem a eles, o Humberto, lembra?
Aproveite o dia de hoje para refletir alguns instantes sobre a importância de trabalharmos para uma sociedade que seja mais justa para todos.
Extraído dos sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário