segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia do Desafio mobiliza 93,5% dos municípios gaúchos*

Durante todo o dia, diversas atividades físicas e recreativas aconteceram em todas as regiões do Estado


Exatamente às 0h01min desta quarta-feira foi dada a largada para a edição 2011 do Dia do Desafio no mundo todo. No Rio Grande do Sul, segundo o Sesc, que promove o evento no Brasil, 464 municípios (93,5%) estão participando da iniciativa, que segue até às 21h. Uma corrida de 5 km reuniu 953 moradores da Capital já no início da madrugada.
Além de corredores, o percurso recebeu ainda ciclistas, patinadores e um grupo do quartel na região da Usina do Gasômetro. A partir das 7h, diversas atividades ocorreram em Porto Alegre, em locais como o Centro Administrativo, Parque da Redenção, Parcão e Mercado Público, além de escolas e instituições dos governos estadual e municipal.
O governador Tarso Genro, juntamente com secretários estaduais, participou de aula de ginástica às 8h30min no Centro Administrativo, enquanto o prefeito da Capital, José Fortunati, realizou atividade física às 14h30min, no Paço Municipal.
— O Dia do Desafio promove que as pessoas se envolvam em alguma prática esportiva durante pelo menos 15 minutos no horário de trabalho. Prevemos um aumento da participação dos gaúchos para este ano. Somente na corrida noturna, tivemos quase 50% a mais de adesão que em 2010 — lembra o coordenador de esportes do Sesc, Marcelo de Campos Afonso.
Marcelo explica também que qualquer pessoa pode contribuir para aumentar o número de participações. Neste ano, Porto Alegre concorre com Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
— Os praticantes podem ligar direto para o Sesc (3284-2000) explicando que pedalaram, correram, caminharam, dançaram até as 21h que os pontos serão acumulados automaticamente.
Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

No Interior
Em algumas regiões do interior do RS, as atividades iniciaram na madrugada, como em Balneário Pinhal, com ações no ginásio da Escola Calil Miguel Allem, assim como Cidreira, que realizou o campeonato de futebol na madrugada e Passo Fundo, a qual promoveu campeonato de skate e futebol society.
As atividades no Estado vão de aulas de alongamento em locais públicos a ginástica laboral nas empresas e comércio.
Em Santo Ângelo, nas Missões, pelo menos dois cliclistas da Associação Ciclo Missões vão pedalar ao redor da Praça da Catedral até as 23h. Cerca de 40 ciclistas saíram pelas ruas de Santo Ângelo à meia-noite.
Em Passo Fundo, no Norte, dez equipes participaram de um campeonato de futebol society durante a madrugada. As empresas estão recebendo visitas de alunos de Educação Física desde as 8h, para realizar alongamentos e atividades físicas.
Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, diversos grupos de pessoas dedicaram 15 minutos à realização de atividades físicas.
Em Gramado, na Serra, funcionários da prefeitura realizaram alongamentos pela manhã. Também aconteceram atividades para a comunidade na praça central e no ginásio de esportes.
Em Erechim, no Norte, mais de 60 mil pessoas devem participar do Dia do Desafio, segundo estimativa do Sesc. Nesta manhã, centenas de pessoas compareceram à Praça da Bandeira para participar dos 15 minutos de desafio. Em uma empresa de material de construção, 70 funcionários puxaram com cordas um caminhão com cerca de 7,3 mil quilos.
Em Rolante, no Vale do Paranhana, mais de 400 pessoas participaram de atividades orientadas por um educador físico na Rua Coberta. Em paralelo, estão sendo recolhidas doações de alimentos, roupas e calçados.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, mesmo debaixo de chuva os moradores se envolveram em atividades físicas em diversos pontos da cidade, desde as primeiras horas da manhã.

Em 25/05/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário