quarta-feira, 23 de março de 2011

AVISO IMPORTANTE

Carteirinha do Transporte Escolar

Documentos necessários:

Carteirinhas novas:

- Cópia da identidade ou certidão de nascimento;
- 2 fotos 3x4;
- Cópia do comprovante de residência
- Atestado de matrícula com data atualizada

Renovação:
-Carteirinha escolar do ano anterior
-Atestado de matrícula com data atualizada

Dias para fazer ou renovar as carteirinhas:

Segundas-feiras, das 14h às 17h30min
Terças-feiras, das 8h30min às 12h




EMEF Marcílio Dias realiza Mutirão de Revitalização da Escola

No sábado, dia 19 de março, pais, alunos, professores e funcionários da EMEF Marcílio Dias, uniram-se a fim de realizar o Mutirão de Revitalização da Escola, trabalhando para construir uma ambiente melhor, mais colorido e aconchegante para todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.

A Colaboração dos pais e alunos foi essencial para o sucesso deste mutirão, pois estes contribuíram com tintas, pincéis, rolos e mudas de flores, além de nos ajudar a equipe da escola nas atividades manuais.A escolha desta data deve-se às comemorações do Dia da Escola, ocorrido em 15 de março.

A Secretária Mercedes e sua equipe parabenizam o Grupo da EMEF Marcílio Dias pela excelente inicitiava!






terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

História do Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
 
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
 
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Declaração Universal dos Direitos da Água
 
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
 
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
 
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
 
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Acesso em: 22/03/2011 (não consta autor)

Você sabia?

Que no dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário? 


Que no dia 15 de março comemora-se o Dia da Escola?  

Que no dia 21 de março comemora-se o Dia do Teatro?


Que no dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água?

Que no dia 27 de março comemora-se o Dia do Circo?

Que no dia 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição?


Encontro UNDIME/RS e PROINFO




Nos dias 17 e 18 de março de 2011, Cidreira foi sede do Encontro UNDIME/RS PROINFO, no Auditório Guido Nelson Weiss.

O Encontro UNDIME/RS PROINFO contou com a presença de representantes de municípios do Rio Grande do Sul e do Ministério da Educação.
 

Para recepcionar os participantes a Banda Municipal de Cidreira realizou uma belíssima apresentação, tocando músicas de seu repertório e os Hinos Nacional e do Rio Grande do Sul. Ao final do primeiro dia, contamos também com a participação de Adilson Rodrigueiro, poeta, escritor, intérprete e músico.


Durante os dois dias de encontro foram debatidos assuntos relacionados ao ProInfo, onde os representantes dos municípios sanaram dúvidas e dividiram experiências. Com certeza este foi um encontro que contribui muito para o crescimento da educação brasileira!

Você sabia...
Que "o ProInfo Integrado é um programa de formação continuada voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais"?




sexta-feira, 11 de março de 2011

Dia da Mulher



Alma de Mulher


Nada mais contraditório do que ser mulher...
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição
e vive arrumando desculpas
para os erros daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas,
dá a luz e depois fica cega,
diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar
mas não quer ver partir os pássaros,
mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor
nem perceba mais tais detalhes.
Que como uma feiticeira
transforma em luz e sorriso
as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte,
pra dar os ombros
para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia
souber entender a Alma da Mulher!

(Fatima Ayache)


PARABÉNS A TODAS AS MULHERES PELO SEU DIA - 08 DE MARÇO

Extraído do site: http://www.belasmensagens.com.br/dia-da-mulher/alma-de-mulher-415.html

sexta-feira, 4 de março de 2011

A História do Carnaval

O Brasil é conhecido como o "país do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.

A HISTÓRIA DO CARNAVAL

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.

Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.

Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.

Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.

CARNAVAL DE RUA

Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem às escolas de samba.
Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças.

O CARNAVAL BRASILEIRO

O primeiro carnaval brasileiro, segundo os historiadores, aconteceu em 1641. O governador do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá Benevides, determinou que se dedicasse uma semana de festa para homenagear a coroação de D. João IV. O povo adorou a ideia.

No início, o carnaval era animado com canções portuguesas, como as quadrilhas. Depois, vieram a polca e os ritmos do carnaval italiano. Só em 1870 é que surgiu uma música tipicamente brasileira, o maxixe, e a primeira canção carnavalesca do país: E viva Zé Pereira.

Uma tradição do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em outros países. Na época da Proclamação da Independência, eram comuns essas batalhas. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam na rua.

O SAMBA

O samba tem origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil. Afirma-se que a palavra samba vem de semba, que significa umbigada ou união do baixo ventre em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos africanos sofreram a influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. A arte do samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver.
 
 
 
Extraído do site: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465
Acesso em: 04/03/2011

Aviso

A Secretaria de Educação e Cultura informa:

Conforme Decreto Municipal nº 027/2011, informamos que não haverá expediente nesta Secretaria e nas escolas municipais nos dias 07 e 08/03/2011.

Na quarta-feira, dia 08/03, horário normal, inclusive nas escolas.

Bom Carnaval a todos!

Aproveite, faça sua festa, pule Carnaval com moderação!

terça-feira, 1 de março de 2011

Bibliotecas das escolas municipais receberão livros

As bibliotecas das escolas da rede municipal de Cidreira em breve serão contempladas com a doação de 100 livros. Tal presente é obra de Adilson Rodrigueiro, poeta, músico, compositor e um dos escritores homenageados na 7ª Feira do Livro, ocorrida no mês de fevereiro.

A comunidade escolar agradece o Sr. Adilson Rodrigueiro ea Editora Alcance pelo incentivo à leitura nas escolas da rede municipal.



Visite o Blog do poeta: