quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aviso importante!

A EMEF Alfredo Pedro da Silva informa:

Devido à possibilidade de chuva amanhã, dia 30/09/2011, a V Literatura Teatral acontecerá no Salão Paroquial, próximo à escola.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

EMEF Alfredo Pedro da Silva realizará V Literatura Teatral

Sexta-feira, dia 30/09, acontecerá na EMEF Alfredo Pedro da Silva a 
V Literatura Teatral, 
com apresentações nos turnos da manhã e tarde.

Participe!

Mensagem da escola: 
Cuide do Meio Ambiente, que ele cuidará de você! 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

26 de setembro: Dia do Surdo

Hoje, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.


A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual   INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Hernest Huet 
Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. 
Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.


A inclusão dos surdos é um tema super relevante, tanto que o desenhista Maurício de Souza chegou até a criar uma personagem especial e homenagem a eles, o Humberto, lembra?


Aproveite o dia de hoje para refletir alguns instantes sobre a importância de trabalharmos para uma sociedade que seja mais justa para todos.

Extraído dos sites:


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23 de setembro: início da Primavera!


primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Primavera.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

Feliz Primavera!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EMEI Tio Silvio, EMEF Alfredo Pedro da Silva e EMEF Marcílio Dias ganham Selo Escola Solidária 2011

É com muito orgulho que a Secretaria de Educação e Cultura recebe a notícia de que a EMEI Tio Silvio, a EMEF Alfredo Pedro da Silva e EMEF Marcílio Dias ganharam o Selo Escola Solidária 2011 do Instituto Faça Parte.

O que é o Selo Escola Solidária?

É um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. 
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
Objetivos gerais do Selo Escola Solidária
  • Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
  • Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
  • Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
  • Incentivar a prática do voluntariado educativo;
  • Criar uma Rede de Escolas Solidárias.

Parabéns às equipes das escolas pelo excelente trabalho que vêm realizando, principalmente ao Diretor Eduardo Ingrassia (EMEI Tio Silvio), à Orientadora Educacional Karen Fioretti (EMEF Alfredo Pedro da Silva) e ao Professor Mauro Gil da Silva (EMEF Marcílio Dias) pela iniciativa, pois é de profissionais assim que nossos alunos precisam! 


Conheça os Projetos Selo Escola Solidária 2011 de nossas escolas:


EMEF Alfredo Pedro da Silva: http://facaparte.meritt.com.br/e/43173918-escola-municipal-ensino-fundamental-alfredo-pedro-da-silva

EMEF Marcílio Dias: http://facaparte.meritt.com.br/e/43046118-escola-municipal-de-ensino-fundamental-marcilio-dias

EMEI Tio Silvio: http://facaparte.meritt.com.br/e/43196020-escola-municipal-de-educacao-infantil-tio-silvio


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EMEF Alfredo Pedro da Silva e Projeto Lagoas Costeiras*

No dia 10 de setembro, a equipe da Educação Ambiental do Projeto Lagoas Costeiras II esteve na EMEF Alfredo Pedro da Silva, em Cidreira, para a apresentação do Projeto juntamente com os alunos, pais e professores. Também foi realizada a primeira etapa da escolha das “7 Maravilhas do Município”. 
Juntamente com a apresentação do Projeto, houve a reinauguração da biblioteca da Escola, apresentações artísticas sobre o meio ambiente e no final, um sopão para a comunidade escolar.
A equipe escolar estava bem empolgada com as atividades do Projeto Lagoas Costeiras, todos bem dispostos e participativos com a preservação do meio ambiente.







Extraído do blog: http://projetolacos.blogspot.com/2011/09/cidreira-sopao-na-emef-alfredo-pedro-da.html
Acesso em: 21/09/2011

Quem foi Anita Garibaldi?*


Anita Garibaldi quebrou os padrões de sua época ao se envolver na luta revolucionária
Nascida na cidade catarinense de Laguna (SC), Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva teve uma origem familiar humilde combinada com uma boa educação. Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.
Logo se mostrando apaixonada por Giuseppe, Ana Maria resolveu abandonar o seu infeliz matrimônio para que ao lado do revolucionário italiano marcasse a História com o nome de Anita Garibaldi. No tempo em que Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, que tomou Santa Catariana, Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo companheiro e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.
Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas que representavam o Império Brasileiro. Presa e grávida do seu primeiro filho, ela foi enganosamente informada que Garibaldi havia falecido nos campos de batalha. Inconformada e duvidosa sobre a informação, ela pediu aos oficias que a deixem procurar o marido entre os corpos. Nesse instante, desconfiando do que lhe fora dito, ela saltou em um cavalo e fugiu dos oficiais que a vigiavam.
Após atravessar um rio e passar alguns dias sem alimento, ela buscou refúgio entre alguns revolucionários. Poucos dias depois, Anita e Giuseppe se encontraram na cidade de Vacaria. Já em 1841, o casal seguiu para a cidade de Montevidéu, para apoiar outra revolta contra o ditador uruguaio Fructuoso Rivera. Após a participação nos conflitos, Anita foi enviada para a Itália, em 1847, para realizar os preparativos que receberiam o marido e uma tropa de mil homens que participariam das guerras de unificação da Itália.
Nesse novo conflito, o casal chegou até acidade de Roma, que havia sido posta como a capital da nova República Romana. Apesar da conquista, tiveram que enfrentar a opulência das forças franco-austríacas, e bateram em retirada nas ofensivas que marcaram a Batalha de Gianicolo. Acompanhados por, aproximadamente, quatro mil soldados, o casal de revolucionários ainda teve de suportar a pressão de outros exércitos contrários ao processo de unificação.
Quando atingiram a cidade de San Marino, a embaixada norte-americana ofereceu um salvo conduto que poderia tirar o casal daquela penosa situação de risco. Não aceitando o convite, por temer a desarticulação do processo de unificação, Anita e Giuseppe continuaram a sua fuga. A essa altura, esgotada pela quinta gravidez, a valente revolucionária ficou abatida ao enfrentar uma grave crise de febre tifoide. Não resistindo, Anita faleceu nas proximidades de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.

Ferozmente perseguido pelos soldados austríacos, Garibaldi não teve sequer a oportunidade de acompanhar os cortejos fúnebres da esposa. Partindo para o exílio, o revolucionário italiano ficou dez anos fora da Itália. Somente em 1932, o corpo de Anita Garibaldi foi definitivamente transferido para a colina de Janiculo, localizada na porção ocidental da cidade de Roma.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Acesso em: 21/09/2011

Árvore de Anita

A Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a professora Maria Cardoso Faistauer, está realizando o Projeto Cultural “Árvore de Anita e as Comemorações Farroupilhas”, o qual tem como objetivo plantar em nosso Município uma muda de figueira remanescente da “Árvore de Anita Garibaldi”, enaltecendo a figura da mulher representada por esta heroína e evidenciar os feitos farroupilhas como legado que fundamenta nossa identidade rio-grandense.

Assim, na tarde de 16 de setembro de 2011, aconteceu o Plantio da Árvore de Anita Garibaldi, bem como o descerramento da placa em homenagem a esse feito, no Largo João Ferreira Fraga, próximo ao Posto 24h Eva Dias de Melo.

Este momento que valorizou a cultura gaúcha e faz parte das comemorações da Semana Farroupilha, contou com a presença de alunos e professores das escolas municipais e estaduais, autoridades locais, Banda Municipal e comunidade cidreirense.

Confira abaixo as imagens:






Placas e muda de figueira em homenagem à Anita Garibaldi








Professora Maria Faistauer


Autoridades locais


Plantio da muda de figueira





Prefeito Beto Pires


Secretária Mercedes, Vereador Claudio Wolf,
Profª Maria Faistauer, e Prefeito Beto Pires

Assessora de Gabinete Anita, Profª Maria Faistauer e
Presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Cardoso

Banda Municipal e Secretária Mercedes


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alunos da EMEF Marcílio Dias representam Cidreira no JERGS*

Nesta terça-feira (13/09) alunos da EMEF Marcílio Dias, representaram o Município em mais uma competição fora da nossa cidade. A etapa de Coordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) na modalidade de Atletismo ocorreu na Vila Olímpica em Osório, o Município foi representado por 20 atletas treinados pelos Profs° José Alfredo, Mateus e Wendel. Foram conquistadas 16 medalhas sendo 5 de ouro, o atleta mais premiado foi Diego Rosa da Silva que venceu duas provas individuais: os 50 metros rasos e o lançamento de pelota, além do revezamento 4x50 metros da categoria mirim.

Foi uma jornada épica de nossos alunos, considerando que a maioria deles era a primeira vez que participava deste tipo de competição.
Foram sete alunos classificados para a Final Regional do JERGS que acontecerá na cidade de Canoas na próxima sexta-feira (16/09).

Os premiados foram:
OURO
Diego Rosa da Silva – 50 metros e lançamento de pelota
Francielle Letielle – Salto em Distância
Jupyara Dayra Duarte de Almeida – Arremesso do Peso
Revezamento 4x50 metros (Diego, Glaucio, Mateus e Marcio)


*Texto: José Alfredo Liberalesso, professor de Educação Física

Parabéns aos professores José Alfredo, Mateus e Wendel, que estão realizando um excelente trabalho com nossos alunos!

75m rasos

50m rasos

Arremesso de peso

Profº Wendel, aluna Franciele e Profº Mateus

Alunos medalistas


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Semana Farroupilha*


À meia-noite do dia 7 de setembro de 1947 nasceu a chama crioula, iniciativa deste grupo de estudantes para homenagear os soldados mortos na Revolução Farroupilha e na  Segunda Guerra Mundial. A chama crioula que acabava de nascer significava a liberdade e a confraternização entre os povos do mundo.
No dia 11 de dezembro de 1964, através da Lei 4.850, a Assembléia Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, oficializou a ronda gaúcha, com o nome de Semana Farroupilha. O período de comemoração passou a ser de uma semana, do dia 14 a 20 de setembro.
Em 1996 , através de lei federal, o dia 20 de setembro foi oficializado o dia do gaúcho ou dia da liberdade, no qual são homenageados os heróis da Revolução Farroupilha.
Na Semana Farroupilha é intensa a programação dos CTG’s no Brasil e em outros países. No dia 14 de Setembro a chama crioula chega na maioria dos 2500 CTG’s espalhados por todo o Brasil.
A chama vai ao Parque da Harmonia, no centro de Porto Alegre, onde ficam acampados centenas de CTG’s, durante a Semana Farroupilha. A chama crioula vai também ao Palácio Piratini, sede do governo do Estado. O próprio governador acende o candeeiro com a chama crioula, a qual ficará guarnecida por soldados da Brigada Militar até o dia 20 de Setembro.
 Durante a Semana Farroupilha são realizados estudos, palestras, atividades campeiras, culturais e também grandes bailes gauchescos.
O Rio Grande do Sul, sob a magia e o encanto de suas belas paisagens, nos oferece um riquíssimo folclore. Tão grande acervo brotou da convivência do homem do campo às margens da fronteira, mesclado com as raças do litoral, comungado com a farta dádiva da natureza criadora.
O folclore gaúcho é seiva da hospitalidade do povo rio-grandense, onde germinam usos e costumes espontâneos.
O folclore gaúcho tem o gosto marcante do chimarrão, a alegria contagiante dos fandangos e o olhar matreiro do Cruzeiro do Sul.



*Extraído do site: http://www.gauchinha.com.br/historia-do-gaucho/historia-do-gaucho.htm
Acesso em: 14/09/2011

Inicia a Semana Farroupilha




Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha
O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como ideal a fundação de uma república independente do antigo Império Brasileiro.





Saga Farrapa marcou o Rio Grande*
As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
Acontecendo-se a Revolução Farroupilha, desde o século XVII o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças locais, o término dessas disputas mereciam, do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimento às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país. Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo,passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.

Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-riograndense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.

As comemorações do Movimento Farroupilha, que até 1994 restringiam-se ao ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e ao feriado municipal em algumas cidades do Interior, ganharam mais um incentivo a partir do ano 1995. Definida pela Constituição Estadual com a data magna do Estado, o dia 20 de setembro passou a ser feriado. O decreto estadual 36.180/95, amparado na lei federal 9.093/95, de autoria do deputado federal Jarbas Lima (PPB/RS), especifica que "a data magna fixada em lei pelos estados federados é feriado civil".



*Extraído do site: http://www.semanafarroupilha.com.br/historico.php
Acesso em 14/09/2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Inauguração da Reforma e Ampliação da EMEI Tio Silvio

No dia 8 de setembro, às 15h, aconteceu a solenidade de inauguração da reforma e ampliação da EMEI Tio Silvio, contando com a presença de autoridades locais, pais, alunos e comunidade.

Foi uma bela festa, com direito a bolo, cachorro-quente, refrigerante, vídeo e homenagens àqueles que contribuíram para esta conquista.

Nova entrada da EMEI

Berçário

Pracinha

Frente da EMEI

Espaço para a criançada brincar e aprender

Pracinha


Área coberta

Na área coberta há brinquedos para as crianças e grama sintética

Na cozinha nova, as "tias" preparam o lanche da festa

Humm... esse bolo estava uma delícia!


Refeitório

Mural

As salas ficaram coloridas e aconchegantes


Sala de recreação



Sala do Pré


Banheiro dos pequenos




Os bebês do berçário aproveitam o espaço





Sala dos professores

Diretor Eduardo arrumando a faixa de inauguração



A criançada esperando pela festa

A Banda Municipal não podia faltar nessa festa!






Diretor Eduardo



Secretária Mercedes

Prefeito Beto Pires